Asterank
J. Duha - 07/09/2021
​
Em maio de 2012, um jovem Engenheiro de Software, Ian Webster criou o Asterank 3D, um banco de dados online com todos os asteróides conhecidos em nosso sistema solar.
Pouco tempo depois, a Planetary Resources fez uma parceria com ele.
Acesse aqui a página do Asterank e entenda porque o projeto foi um marco no universo da pesquisa de asteróides.
​
Uma das muitas funcionalidades interessantes do Asterank, além do visual incrível, era a possibilidade de qualquer pessoa (qualquer pessoa mesmo!) descobrir um novo asteróide. O acesso a base de dados de observatórios do mundo inteiro e a plataforma amigável e intuitiva, que Ian criou, fazia a "mágica" acontecer.
​
Todo ano, no campus Curitiba, os alunos da professora Jânia, sempre eram convidados a entrar nessa busca acessando o Asterank que era um sucesso entre os alunos, pois, quem encontrasse um asteróide ainda não catalogado, teria direitos de descobridor, ou seja, poderia até mesmo, nomear o asteróide. A plataforma era tão inovadora que acabou fazendo parte, até mesmo de uma olimpíada de física (IPhCO - International Physics & Culture Olympiad).
​
Se você achou isso interessante, veja, a seguir, o que o MCTI está fazendo em parceria com o IASC!
Caça Asteróides
A. Meireles - 07/09/2021
​
O Caça-asteroides é um evento mensal virtual organizado pelo IASC (International Astronomical Search Collaboration), uma colaboração entre universidades no Texas, nos Estados Unidos, observatórios astronômicos internacionais e o astrônomo amador Hebert Raab, para possibilitar a detecção prévia de asteróides e deixar acessível a observação astronômica para estudantes. As campanhas disponíveis para brasileiros são organizadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
​
Para participar do evento é necessário possuir um computador ou notebook, já que você terá que baixar o software do IASC, o Astrometrica. Se você é menor de idade, também é preciso uma pessoa com mais de 18 anos no seu grupo. Você pode participar sozinho, mas a experiência fica mais divertida e fácil se participar em grupo.
A partir desse momento você deve estar se perguntando como é possível achar asteróides através do seu computador, bom, depois que você se inscreve, configura seu Astrometrica, e tem o número da sua equipe, você entra na área designada para cada time e lá estarão disponibilizados pacotes de fotos do céu feitas em um observatório parceiro do IASC. Em cada pacote há quatro fotos do mesmo pedaço do céu com um espaço de tempo entre elas. No software há uma opção para você colocar essas fotos em uma sequência alternada, o que produz a sensação de movimento, como num filme antigo. Você poderá então observar se há algum movimento caracterizando um asteróide. O MCTI/IASC disponibiliza instruções, manuais e dicas para você observar as imagens. Honestamente, devo confessar que no começo é um pouco difícil de achar alguma coisa, mas como diz o ditado a prática leva a perfeição, conforme vai passando o tempo fica cada vez mais fácil analisar as imagens.
​
O CAIFC está, neste momento, participando de mais uma campanha, e até agora conseguiu ficar entre as equipes brasileiras que mais acharam asteróides, com destaque para o Bernardo Nunes do curso de Eletrônica e para a Eduarda Kloss de Petróleo e Gás que conseguiram identificar um grande número de asteróides.
​
Se você se interessou pelo Caça-Asteróides e quer participar em futuras campanhas envie um email para caifc.2021@gmail.com. Ano que vem, queremos oferecer um treinamento básico para as pessoas interessadas em participar. O Clube de Astronomia vai divulgar por aqui, então fique de olho!